“Como atrair clientes para o meu negócio?” é uma das perguntas que a grande maioria dos empreendedores fazem diariamente. Afinal, sem clientes, a empresa simplesmente não existe.
Logo, conseguir novos clientes é, sem dúvida, um dos principais desafios para todos os negócios. Porém, existem algumas técnicas que podem te ajudar, e muito, nessa tarefa. E isso é o que vou abordar neste artigo.
Fique comigo e descubra como atrair mais clientes para a sua empresa!

Por que é importante atrair novos clientes?

Mesmo que você conte com clientes fiéis, novos clientes são essenciais para que seu negócio possa crescer.
É importante que você tenha sempre novos clientes chegando ao seu negócio. Dessa forma é possível movimentar seu caixa, impedindo que imprevistos como a falta de dinheiro ocorram, aumentando seu lucro e melhorando a imagem da empresa no mercado.

Se a entrada de dinheiro está começando a diminuir ou está parada, chegou a hora de você descobrir algumas maneiras práticas e criativas de divulgar seu negócio para novos clientes.

Como atrair clientes na prática

Para atrair clientes e conquistar o sucesso em meio à tamanha competição, é necessário mais do que ter produtos e serviços de qualidade. É importante contar, também, com ações estruturadas de divulgação, ou seja, um bom marketing.
Investir em marketing digital é importante, mas pode ser uma tarefa difícil se o seu orçamento é pequeno. Por isso, separei algumas estratégias de como atrair clientes de maneira simples, eficaz e de baixo custo, seja pela internet, seja por telefone ou pessoalmente!

1 – Descubra sua persona (perfil do seu cliente ideal)

O método número um para atrair novos consumidores para sua empresa, utilizando a internet ou não, é conhecendo seus clientes. E a melhor maneira de conhecer o seu público é com a criação da persona. 
A persona nada mais é do que o seu cliente ideal. Por isso, pense naquela pessoa que é seu melhor consumidor. Com certeza você quer que mais pessoas como ela comprem de você, certo?

Tente relacionar informações como sua idade, gostos e lugares que frequenta. Para um salão de beleza, por exemplo, a persona pode ser a Márcia, 37 anos, tem 1 filho de 4 anos, mora perto do salão, trabalha fora e é super vaidosa. Gosta de estar com as unhas sempre feitas e o cabelo sempre escovado. Pinta seu cabelo a cada 20 dias, pois não quer que os fios brancos apareçam.
Você precisa conhecer o máximo possível seu cliente ideal, assim, você será mais certeiro na hora de criar as suas ações de marketing e poderá atrair mais clientes como a Márcia.

2 – Utilize as redes sociais

As pessoas se colocam o tempo tempo na frente da telinha para dar uma espiadinha em alguma rede social, já virou hábito, por isso é fundamental que você também esteja lá. Para você ter uma ideia, o Brasil é o segundo país do mundo em que as pessoas passam mais tempo nas redes sociais, segundo a Comscore.

Logo, saber quais são as redes sociais mais utilizadas pelos seus clientes e investir um tempo para criar conteúdos de qualidade e que façam sentido é muito importante hoje em dia.
Voltando ao exemplo do salão de beleza, você pode criar publicações ensinando a melhor forma de desembaraçar os fios, a cuidar melhor das unhas ou dicas para a escova durar mais. Entre uma postagem e outra, fale das suas promoções e dos cuidados que você tem em seu estabelecimento.
Só tome cuidado para não falar demais sobre promoções e esquecer de entregar conteúdos que sejam realmente importantes para seus clientes.

3 – Faça promoções

Promoções sempre atraem o olhar do cliente, além de dar um destaque especial à sua marca e proporcionar um queima de estoque ou para quem precisa preencher a agenda consegue abrir promoção para as horas que tem menor fluxo de público assim podendo conseguir captar novos clientes que se encaixam no seu perfil de público.

Para saber como atrair clientes por meio de promoções, é necessário que antes você se certifique de que a promoção não trará um impacto negativo nas finanças da empresa. Tendo isso certo, você pode começar a divulgação da oferta. Quanto mais pessoas atingidas, melhor! 
Promoções para a primeira compra também são uma ótima opção, já que você incentiva novos clientes a conhecerem seu produto ou serviço.

4 – Utilize vitrines chamativas

Para quem atua no varejo, o uso de vitrines criativas é fundamental para despertar a atenção de novos clientes. Afinal, a grande parte das compras são realizadas pelo desejo, e nada melhor do que despertar essa vontade por meio da sua própria vitrine. Aqui quando digo vitrine digo tanto para Físico como para E-commerce (aquele banner na entrada de cada página do seu site).

Para que a sua vitrine se destaque em meio à concorrência, ela precisa ser criativa para fisgar a atenção de quem passa por ela, ser memorável, ou seja, uma referência por meio da qual a loja seja lembrada e organizada.
A sua vitrine pode te ajudar a conquistar novos clientes e até clientes inativos. Esteja pronto para dar asas à imaginação ao montar seus espaços com criatividade.

5 – Participe de eventos

Mesmo em tempos de mídias sociais, ainda é importante marcar presença em diversos eventos para criar uma rede de contatos de qualidade para sua marca. 
Uma dica de como atrair clientes para a loja é fazer uma pesquisa de quais eventos se adequam mais ao perfil do seu público e investir neles. 
É importante lembrar que, mesmo que você faça contato com pessoas que não têm perfil de cliente, elas podem vir a se tornar futuros parceiros ou embaixadores da sua marca. Então, sempre vale a pena investir seu tempo em construir relações de qualidade!
Chamo isso de Colaborações, é muito importante você estar presente em eventos de outros negócios em geral, para poder gerar a visibilidade e a ancoragem que seu negócio precisa.

6 – Procure por parcerias

Criar parcerias com outras empresas que ofereçam produtos complementares aos seus também é uma boa estratégia de como atrair clientes. Caso você faça doces, pode ter uma parceria com organizadores de festas, por exemplo.
Ter parceiros que apoiem sua marca te ajudará a ganhar credibilidade, principalmente se os parceiros já
tiverem um certo nome no mercado, tornando a tarefa de ganhar a confiança do cliente muito mais fácil. Além disso, você ainda terá acesso a uma base de clientes adicional, abrindo mais oportunidades de negócios.

Percebeu como ações simples podem te ajudar a atrair clientes para o seu negócio?
Uma coisa é certa: em se tratando de como atrair clientes, existem diversos métodos comprovadamente eficazes. Mas é importante entender que existem diversos segmentos de mercado e que todas as empresas têm suas particularidades. Sendo assim, só você poderá decidir, através da experiência, qual é o método mais adequado para a sua.

No meu blog você encontra todas as novidades sobre o universo de marketing e vendas. Não deixe de conferir os outros materiais de como progredir em vendas aqui.
Khamis Hishmerh
Khamis Hishmerh

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